top of page

PALESTRANTES

A IV Semana do Meio Ambiente organizada por alunos do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, tem o enorme prazer de

apresentar os palestrantes e expositores que estarão presentes no SEMAGEO 2018 compartilhando ideias e conhecimento

axr.jpg

Beatriz Carvalho

Geógrafa (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Alfenas-MG (2014), criou e coordenou por três anos o "Projeto Catuetê - Sustentabilidade no Ambiente Escolar" (Bolsa Proext), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo-SP (2016), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba-SP (Bolsa Capes) (2017). Iniciou seu trabalho com PANC em 2013 e criou o Mato o Prato, um um empreendimento social que promove a biodiversidade brasileira com potenciais alimentícios.

deniseo.png

Denise de La Corte Bacci

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Rio Claro (1990), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (1995) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (2000). Estágios na Università di Milano (1998) e University of Missouri_Rolla (2004). Pós-doutorado em Engenharia Mineral pela POLI-USP (2004). Pós-Doutorado na Faculdade de Educação (2016) na área de Didática das Geociências e Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto de Geociências da USP. Desde de 2007 vem se dedicando à área de Ensino de Geociências e Educação Ambiental. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências de 2010 a 2016. 

portal20160418_2.jpg

Larissa Mies Bombardi

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1995) Título de Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001, Bolsa CNPq) e Título de Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005, Bolsa CNPq). Pós Doutorado - Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF , (2015, Bolsa CAPES). É professora doutora no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e no Programa de Pós Graduação em Geografia Humana - USP. Nos últimos cinco anos tem se dedicado ao estudo do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira e sua conexão com a mundialização do capital. Publicou em 2016 o "Pequeno Ensaio Cartográfico sobre o Uso de Agrotóxicos no Brasil". 

leda_lattes_foto.jpg

Leda Lorenzo Montero

Professora no Departamento de Ciências Biológicas (Setor de Ciências Ambientais), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Formada em Biologia Ambiental pela Universidade Autônoma de Madrid (2001) e doutora em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP (2008). Montero foi convidada para participar do Debate: Terra e Semente do SEMAGEO, junto com outros convidados, com a missão de compartilhar sua trajetória e atividades realizadas com o grupo ComerAtivaMente, coletivo situado na USP, que incentiva o fortalecimento de práticas de produção agroecológicas; mudanças de hábitos de consumo, sendo estes mais sustentáveis e expansão da Economia Solidária.

mauricio.jpg

Mauricio Fonseca

Historiador, indigenista e produtor cultural. Atua com povos indígenas há mais de 20 anos. Desenvolveu diversos projetos na área socioambiental e sociocultural com comunidades indígenas no Estado de São Paulo e em outras regiões do país. Coordenou o projeto “Prêmio Culturas Indígenas”, do MinC em parceria com organizações indígenas,  no período de 2006 a 2015.  Foi consultor técnico do projeto “Nhanhoty Jejy – Fortaleza do Palmito Juçara”, vinculado ao Slow Food Internacional em parceria com aldeias guarani de SP e RJ, no período de 2004 a 2014. Integra atualmente o Conselho Consultivo da Associação Slow Food Brasil. Maurício foi convidado para participar do Debate: Terra e Semente do SEMAGEO onde pretende, em parceria com uma liderança guarani,  apresentar reflexões sobre os modos de ser indígenas, a defesa e gestão dos territórios tradicionais e dos sistemas de produção agro-florestal que desenvolvem para a produção de alimentos, tidos como essenciais para a criação e a transformação de corpos aptos a viver em sintonia com esses modos de vida.

sergio shimeeda.jpg

Sérgio Shigeeda

Bacharel em Ciências da Computação/USP, Empresário,Voluntário e Administrador da Horta da Saude, desde a fundação em 2013, Voluntário do Forum Agenda 2030 Vila Mariana, Conselheiro do CADES(Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz) Vila Mariana, Plantador de árvores e Membro do Comitê de Arborização da Cidade de São Paulo, pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente SP.

WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.46.49 AM
WhatsApp Image 2018-07-31 at 10.44.00 AM

Karin Hanzi

engenheira mecânica e permacultora. Filha de Marsha Hanzi, que trouxe Permacultura para o Brasil 40 anos atrás, cresceu por uma boa parte da sua vida no Sítio Dalva, em Pedra Bela SP onde ajudava a família com diversos trabalhos agrícolas. Karin seguiu o caminho "tradicional" estudando engenharia mecânica e trabalhando no ramo por uns 5 anos, momento em que voltou para o ramo da agroecologia, trabalhando como coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de agrofloresta na Fazenda da Toca com Ernst Götsch, fundador do movimento de agrofloresta no Brasil. Final de 2015, Karin voltou ao seu sítio de infância, fundando o projeto Epicentro Dalva, que hoje é um centro de produção de alimentos em sistemas agroflorestais e formação de agrofloresteiros. O Epicentro Dalva é um centro de regeneração da vida e de formação de pessoas para gerar Sistemas Agroflorestais com foco na produção de alimentos, seguindo os princípios da Agricultura Sintrópica de Ernst Gotsch. Possui como propósito desenvolver, praticar e difundir modelos de agricultura que regeneram o solo ao mesmo tempo em que produzem alimentos nutritivos e livres de agrotóxicos.

Gilberto Basseto Junior

Químico, eco-chef e terapeuta Ayurveda

CONVIDADOS (AS) E EXPOSITORES (AS)

WhatsApp Image 2018-07-26 at 8.34.44 PM.
WhatsApp Image 2018-07-26 at 8.26.54 PM.
AAA.jpg

Carol Stein

Formada em comunicação e pós em gestão ambiental, atua como educadora ambiental.

Chris Munhoz

Formação em economia com mestrado na área ambiental é ativista da compostagem, das hortas urbanas e dos grupos de consumo consciente.

José Luiz Fazzio

Formado em propaganda e marketing pela ESPM. Chef especializado em pancs, administrador da horta das flores na Mooca e voluntário em educação ambiental para escolas em geral.

WhatsApp Image 2018-07-26 at 8.25.31 PM.

Julia Grunwald

Educadora socioambiental, acredita na transformação  através de trocas e diálogos horizontais, valoriza a diversidade e adora ver todo mundo junto e misturado! Formada em Gestão Ambiental.

bbb.jpg

Paula Lopes-Popó

Formada em Comunicação Social e Fotografia. Pesquisadora de Educação Ambiental, Jardinagem e Permacultura. Voluntária de diversas hortas urbanas de São Paulo e sítios agroflorestais. Ministra oficinas sobre compostagem, fotografia de natureza e uso de ervas medicinais.

Apresentação1.jpg

Márcio Verá Xondaro

Liderança da aldeia  Tekoa Ytu - Jaraguá e atua como meliponicultor, na criação de abelhas nativas sem ferrão.

bottom of page